quinta-feira, maio 25, 2006

ITAPEVA - MORTALIDADE INFANTIL E IPRS - INDICES VERGONHOSOS

Dados da Fundação Seade revelam que entre os 645 municípios paulistas, ITAPEVA figura em posição intermediária na dimensão RIQUEZA.

Pela lógica, a dimensão ESCOLARIDADE também deveria estar em posição intemediária.
E estava. Mas no governo Wilmar despencou para os últimos lugares (o relatório da CEI DO FUNDEF explica).

Conseqüencia: o município caiu do Grupo 4 para o Grupo 5. O Grupo 5 é o último. É o Grupo dos municípios com indicadores sociais insatisfatórios.

Os índices de mortalidade infantil cresceram até 2004 (35,44). Não temos dados sobre 2005 (a Secretaria da Saúde não respondeu nosso pedido de informação).

Só para comparar: o município de Fartura, que figura entre os mais "POBRES", ocupa a honrosa 96ª posição em ESCOLARIDADE (acima da média estadual!!!!). Mortalidade infantil: 18,2 (metade de Itapeva). Fartura está no Grupo 3 ("que agrega os municípios com baixos níveis de riqueza e bons indicadores sociais".

A leitura do Relatório Seade mostra que o "modo itapevense" de governar foi um fracasso.

É preciso mudar. Prefeito Cavani prometeu mudar, está fazendo boas mudanças (como o concurso público, o pregão eletrônico). Há muito a mudar.

Itapeva precisa juntar forças, criticar, pressionar, exigir e apoiar as mudanças.
Os representantes do fracassado "modo itapevense" não querem mudanças, por razões óbvias. E eles são bem articulados, organizados.
A comuninade não é. A comunidade precisa se organizar.

Só não vale apoiar a construção da Sede da Câmara, porque é necessário aplicar todo o dinheiro possível em educação e saúde (recomendação da Seade) para diminuir esses índices sociais semi-africanos.

Marcadores: ,

Google
online
Google