quarta-feira, julho 26, 2006

QUALIDADE TOTAL E DEMOCRACIA REPUBLICANA

O cabeçalho deste Blog República fala das virtudes da República e da Democracia. A literatura e a teoria são ricas sobre o assunto.

Mas hoje gostaria de dar um exemplo prático sobre a eficácia do sistema republicano-democrático (para alguns autores, as duas têm o mesmo significado). Sabe-se que República surgiu para controlar e dividir o poder absoluto do rei. Vem lá dos gregos. Porém, é a Revolução Francesa de 1789 um dos marcos históricos desse longo processo (que ainda estamos vivendo!).

Os princípios republicanos e democráticos foram adotados pelas empresas! Porque dão resultado, são eficazes!

(É claro que os empresários aderiram aos princípios para sobreviver e ganhar mais dinheiro. Curiosamente, os políticos resistem ou deturpam os mesmos princípios pelo mesmo motivo!)

Primeiro, as empresas adotaram o princípio republicano da divisão de poder. Dividiram a administração das empresas em três. É com esse modelo de administração que controlam (muito bem) robustas filiais que se esparramam pelo mundo todo:

1.Conselho Deliberativo – que planeja, estabelece metas - manda!

2.Diretoria Executiva – que executa o planejado - faz!

3.Conselho Fiscal – que fiscaliza se a execução está de acordo com o planejado, se as metas estão sendo cumpridas, se estão ocorrendo eventuais desvios ou desperdícios - controla!

Nas últimas décadas a moda em administração é “Reengenharia” ou “Qualidade Total”.

Qualidade Total é um programa para aumentar a produtividade da empresa - para que esta enfrente a concorrência cada vez mais acirrada. Hoje em dia, nenhuma empresa sobrevive mais com custos elevados.

A essência da “Qualidade” é motivar os funcionários para que se envolvam, participem, dêem sugestões, apontem pontos fracos, enfim, vistam a camisa da empresa com se donos fossem – de corpo e alma!

Como conseguir esse envolvimento?

O caminho apontado pelos especialistas em administração e motivação é surpreendente: o envolvimento é conseguido através da DEMOCRATIZAÇÃO da empresa!

Os 10 princípios da Qualidade Total (fonte: SEBRAE) são puro respeito e consideração aos funcionários e clientes:

1. DELEGAÇÃO - o melhor controle é transferir poder e responsabilidade a pessoas que tenham condições técnicas e emocionais.

2. SATISFAÇÃO DO CLIENTE - o cliente é colocado com a pessoa mais importante da organização e não como simples receptor passivo dos produtos oferecidos.

3. GERÊNCIA DE PROCESSOS - para derrubar as barreiras internas da organização, eliminar feudos e promover integração.

4. GERÊNCIA PARTICIPATIVA - para criar a cultura de participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade.

5. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES - todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

6. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - é possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho. As pessoas são a matéria-prima mais importante na organização.

7. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS - a adoção de novos valores é um processo lento e gradual, que deve levar em conta a cultura existente na organização.

8. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO - o avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade - com o contínuo aperfeiçoamento - é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios.

9. GARANTIA DE QUALIDADE - a base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização (formalização) de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.

10. NÃO ACEITAÇÃO DE ERROS - O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de "zero defeito".

Nas próximas semanas, vamos detalhar cada um dos mandamentos de QT.

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