sexta-feira, agosto 25, 2006

SERRA NO ESTADÃO
Critica "política econômica oportunista" que provoca crise da agricultura; defende incentivos regionais para as áreas mais pobres do Estado
"O candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, afirmou ontem que, se eleito, vai usar o peso político de São Paulo para favorecer uma política econômica voltada para o emprego, a educação, a saúde e a agricultura.
Ele acusou o governo federal de praticar "uma política econômica oportunista", baseada na expansão dos gastos correntes ("que é bom para quem disputa eleição, mas é ruim para o País") e numa política cambial que derruba os preços dos produtos da cesta básica - "o que é bom para quem disputa eleições, mas vai provocar uma crise na agricultura em 2007".
Serra estimou que a agricultura está encolhendo 9 milhões de hectares no plantio que está sendo feito este ano. Para o candidato, o governo cometeu um erro de política econômica quando manteve os juros em níveis "siderais".
O tucano disse que a política de juros altos visava a estimular a entrada de dinheiro estrangeiro, mas ajudou a sobrevalorizar o real. "Isso combina ignorância, no sentido estrito de não saber o que fazer, e a busca de um efeito eleitoral favorável ao candidato do PT. Este último funcionou."
Serra antecipou que, se eleito, vai criar a Secretaria de Desenvolvimento, para dar indução aos investimentos privados.
Outra medida prometida: criar incentivos regionais para estimular a produção econômica nas áreas mais pobres do Estado e nas regiões de divisa." Leia mais
Google
online
Google