terça-feira, setembro 26, 2006

PALAVRAS REVELADORAS

"As pessoas com muita facilidade acham que o presidente da República tem obrigação de saber tudo... O presidente da República só pode ficar sabendo se alguém CONTAR as coisas para ele, porque o Brasil é muito grande."
"O que é importante é que, quando houver a DENÚNCIA, você tem de tomar as decisões rápido”, disse Lula em entrevista para rádios, ontem.
Leitor, me responda o seguinte: o que acontecerá a um comerciante com várias lojas que ficar esperando que “alguém conte “ ou faça “denúncia” sobre eventuais falcatruas de seus funcionários? Certamente só ficará sabendo depois que a vaca já foi pro brejo!
Ora, ora! As primeiras lições de Administração (e as lições práticas da vida) ensinam que a partir do momento em que o “olho do dono” não mais for suficiente, há que se criar, não apenas para evitar falcatruas, mecanismos de CONTROLE, exatamente para ampliar o “olho do dono”.
Mecanismos de controle são: contabilidade, auditorias, indicadores de lucro, de despesas, de resultado etc etc que indicam tendências positivas e negativas. É a burocracia necessária, porque dá lucro: previne desvios, indica a necessidade de correções. Qualquer ponto fora da curva chama a atenção! Por que essa despesa deu um salto?
As empresas, para sobreviver e ganhar mais, aprenderam, com a dor, a fazer controles.
Detalhe: certos administradores públicos, por alegria, não fazem controle pelo mesmo motivo!!!
Depois vêm dizer que corrupção é reflexo da sociedade, potencialmente corrupta. É verdade, os homens são mesmo potencialmente corruptos. Fora os raríssimos santos, a tendência em levar vantagem é muito grande, quem não sabe?
Mas é exatamente por causa dessa tendência que são necessários e indispensáveis os controles!
O governo (União, estados, principalmente municípios) teima em ignorar a psicologia. Ignorância ou esperteza?
PS: os vereadores, a exemplo dos deputados, se recusam a "organizar a função fiscalizadora da Câmara", conforme determina a Constituição. Aí não tem jeito, a população fica dependendo tão-somente da sorte, "sedeusquiser".

Marcadores: ,

Google
online
Google