terça-feira, outubro 31, 2006

COMO CONCILIAR OS DOIS BRASIS

"É preciso conjugar crescimento econômico com distribuição da riqueza", receita o filósofo José Arthur Giannotti, professor aposentado da Universidade de São Paulo.
Para tanto, o país precisa trabalhar em duas direções. Primeiro, tem de derrubar as barreiras contra o capitalismo, o único regime conhecido capaz de gerar riqueza – coisa que até a China já percebeu.
Em segundo lugar, como o capitalismo também produz desigualdade, o país precisa empenhar-se em distribuir a riqueza de modo a reduzir a desigualdade ao máximo.
"O problema é que a eleição está mostrando que a maioria da população quer crescer sem capitalismo. A maioria está querendo crescer à sombra do Estado, na base do jeitinho", diz Giannotti, descrevendo em seguida outra divisão que permeia o país:
"Estamos divididos entre os 'modernizadores', que estão dispostos a pagar um preço pelo capitalismo, e os 'conservadores pintados de vermelho', que querem estradas perfeitas mas sem pedágio, educação de bom nível mas sem controle da qualidade, e por aí vai".
A chave da prosperidade brasileira não é outra senão encontrar uma pauta comum entre os modernizadores e a esquerda conservadora." LEIA MAIS
Google
online
Google