sexta-feira, fevereiro 23, 2007

PARLAMENTARES DEVERIAM DISPOR DE ASSESSORIA DE PESQUISADORES QUALIFICADOS PARA VOTAR SABENDO ...
"Nossos deputados não precisam ter uma competência específica: o essencial, em princípio, é que sejam dignos de nossa confiança. Imaginemos que sejam.
O orçamento prevê que cada deputado disponha de 25 auxiliares. Sem dúvida, os eleitos precisam de secretários, motoristas e mesmo de marqueteiros, mas, antes de mais nada, para poder legislar, eles precisam de dados e informações corretas.
A arte de um legislador eficaz está na sua capacidade de apreender a realidade para tentar melhorá-la, não na qualidade retórica que é a praga habitual do discurso político (geralmente animado por vontade de seduzir e viés de confirmação).
Portanto, um deputado deveria dispor de pesquisadores qualificados (por exemplo, jovens mestres e doutores das áreas jurídica, socioeconômica e científica), capazes de encontrar rapidamente, sobre cada assunto debatido, a literatura essencial e de resumi-la, traduzi-la e apresentá-la de maneira que o representante vote conhecendo (de verdade) a questão em pauta.
Pergunta: quantos dos auxiliares de nossos representantes respondem a esse critério básico? (PSICANALISTA CONTARDO CALLIGARIS, NA FOLHA DE 22/02/07)

Marcadores:

Google
online
Google