domingo, março 25, 2007

Escolas: boa gestão (e não mais dinheiro) determina boas notas

Gerenciar bem os recursos na escola faz mais diferença para um bom desempenho dos estudantes do que apenas investir muito dinheiro.
A afirmação, óbvia para economistas e administradores, ainda é tabu no setor pedagógico que desconhece conceitos como metas, objetivos, avaliações e resultados.
Conclusão de um estudo inédito feito a partir de dados do Sistema Nacional da Avaliação Básica (Saeb) e da Prova Brasil, aplicados pelo Ministério da Educação.
Municípios que gastaram quase R$ 1 mil por aluno ao ano e tiveram estudantes da 8ª série com média de 250 pontos em matemática no Saeb, enquanto outras cidades obtiveram o mesmo resultado com R$ 250. “É claro que dinheiro é importante, mas diferenças na gestão, na forma de alocá-lo são mais importantes para explicar melhores resultados do que a simples quantidade de recursos”. LEIA MAIS NO ESTADÃO
Professores cuidam da educação, mas professores não aprendem administração na faculdade. Médicos cuidam da saúde, mas médicos não aprendem administração. Juízes cuidam da justiça, mas juízes não aprendem administração.
Antes, as fábricas também eram geridas por engenheiros, as fazendas por agrônomos, e assim por diante. Mas as empresas acordaram (quem não acordar quebra) e passaram a treinar funcionários ou contratar pessoas com formação e experiência em administração (executivos). Técnicos para a área técnica. Administradores para a administração. Cada macaco no seu galho.
O Estado continua ainda no sistema antigo, entregando a administração para técnicos, ou pior ainda, para políticos sem experiência e formação em administração.
Daí que dá no que tem dado.

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