quinta-feira, março 29, 2007

Itapeva: prefeitura lança campanha para educar motociclistas
A prefeitura de Itapeva colocou em prática a campanha “Educar para o Trânsito”, para ensinar os motociclistas da cidade a utilizar de forma correta os acessórios obrigatórios para a sua atividade. A campanha explica que é proibido o uso de capacetes fora do padrão convencional e é obrigatório o uso de capacete pelo condutor e passageiro com a jugular e o engate por debaixo do maxilar. A viseira sempre deve estar abaixada e na ausência da viseira, usar óculos de proteção.
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) também alerta para os principais motivos de acidentes com moto, que são o excesso de velocidade, ultrapassagem pela direita, manobras perigosas, bebidas e falta de atenção nos cruzamentos.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Luciano de Oliveira, "a campanha quer desenvolver nos motociclistas o costume do uso correto dos acessórios de segurança para reduzir o número de acidentes e aumentar a proteção pessoal". NOTÍCIA NO EXCELENTE PORTAL ITAPEVA, DA JORNALISTA JULIANA OLIVEIRA
Tudo bem, tudo bem. Campanhas educativas são válidas. Mas, excesso de velocidade, ultrapassagens pela direita, manobras perigosas ... serão resolvidas apenas com campanhas educativas? Por acaso os motociclistas não sabem que isso é errado, não aprenderam no curso de habilitação, não passaram por provas e testes?
Ora, ora. O que precisa mesmo é de cumprimento da lei, é de fiscalização, é de punição aos infratores.
É um abuso o que eles fazem, pondo em perigo a vida de terceiros. Você vai atravessar a rua, olha para a direita, olha para a esquerda, atravessa. De repente, do nada, desponta uma moto, em velocidade, costurando, driblando carros, pra cima da gente. Atrevidos, abusados, é o que são.
***
De uns tempos pra cá, a prioridade da prefeitura é asfaltar. Asfalta até em cima de pedras e lajotas. A ordem é tirar os obstáculos, trepidações, lombadas e tartarugas. Seguinte: marqueteiros locais dizem que asfalto é o melhor cabo eleitoral! Daí que o negócio é deixar as ruas, principalmente as avenidas, um doce-de-coco para os carros e motos.
Tudo bem, se medidas complementares fossem tomadas.
Por exemplo: calçadas para pedestres, afinal, os pedestres ainda são maioria. Acredite: há várias ruas e avenidas sem nenhuma calçada: os pedestres, inclusive escolares, não têm alternativa senão andar pelo meio da rua, disputar espaço com os veículos!
Mais: a prefeitura tem permitido (ou tolerado) calçadas irregulares, algumas com pisos derrapantes (!), degraus, lixeiras, etc.
Há calçadas que servem pra tudo, menos para o pedestre andar. Um desrespeito.
Consequência: Itapeva transformou-se numa cidade de trânsito matador. Ocupa a 187ª posição no ranking nacional, embora sua frota ocupe a posição 268ª. Ou seja, há 81 cidades com frota maior que Itapeva, porém com índice de mortalidade no trânsito menor que Itapeva.

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1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O cara ontem colhia feijão na roça.
Hoje carrega mulher gorda na garupa da moto.
Não tem como dar certo.

7:52 PM  

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