sexta-feira, abril 27, 2007

Senador tenta derrubar taxas de cartões com apenas uma lei
O objetivo é favorecer o consumidor e pressionar as administradoras de cartões a reduzir as taxas de administração cobradas dos comerciantes
Isabel Sobral, no Estadão.com.br
BRASÍLIA - O senador Adelmir Santana (DEM-DF) apresentou nesta sexta-feira, 27, um projeto de lei que faculta aos estabelecimentos comerciais fixar, nas vendas à vista, preços mais baixos dos que são cobrados quando o pagamento é feito por cartões de crédito. Segundo o senador, o objetivo é favorecer o consumidor e pressionar as administradoras de cartões a reduzir as taxas de administração cobradas dos comerciantes.
"Isso (o projeto) é um instrumento para alcançar o nosso objetivo que é forçar uma revisão dessas taxas", afirmou. Santana afirma que o uso de cartões é um avanço, mas diz que as taxas cobradas pelas operadoras das lojas no País são 70% superiores às praticadas nos Estados Unidos e em vários países europeus, que estão em 2,2%.
No Brasil, em média, as taxas dos cartões de crédito são de 4% ao mês. Já na Austrália seriam cobradas as menores taxas de cartões do mundo de cerca de 1,05% ao mês. "Pedi um levantamento comparativo que nos mostra que as taxas de administração no Brasil são abusivas", afirmou Santana.
LEIA MAIS
Um comerciante me contou que para uma venda de 100 reais com cartão, só vai ver a cara do dinheiro depois de 30 dias, com desconto de 5 %, ou seja, 5 reais ficam para as despesas.
Google
online
Google