sábado, maio 26, 2007

POLITICAGEM: SEGREGAÇÃO E VIOLÊNCIA
O primeiro plano diretor de Itapeva foi aprovado apenas no ano passado. Daí que, sem planejamento, a cidade foi crescendo desordenadamente. Sem loteamentos populares, os mais pobres não tiveram alternativa senão construir suas casinhas em terras públicas ou terras desvalorizadas, como nas margens do Córrego do Aranha, como nos barrancos de estradas que dão acesso à zona rural (Miguelzinho, Grajaú, Vila São Benedito etc).
Mas chegou uma hora em que esses terrenos se esgotaram. Aí passaram a invadir áreas - sempre com o apoio dos políticos. Exemplos: Vila Dom Bosco, São Francisco.
Uma das últimas invasões deu origem ao Bairro Santa Maria, ao lado do lixão e da estrada da Caputera. "Loteamento" distante do centro da cidade, distante dos equipamentos públicos (educação, saúde, segurança etc). Invasão que também teve o maior apoio de alguns vereadores, que decerto viram no movimento dos sem-teto uma enorme chance de engordar seus votos. O líder deles, senhor Formiga, era festejado na Câmara Municipal.
Resultado: o caldo entornou. Pobre e isolada, a Santa Maria, pelo que sugere uma moradora do bairro, virou reduto da bandidagem e passa por sérios problemas de segurança. Faz tempo que circulam informações de que o pessoal do moto-táxi anda se recusando a fazer entregas por lá, por medo da violência. Agora, a mesma coisa com o ônibus-circular. Os moradores têm de ir a pé até o ponto de ônibus. E eles, especialmente os velhos e doentes, estão com medo de serem assaltados pelos vizinhos no trajeto de suas casas até o ponto de ônibus. Leia mais aqui
O Rio de Janeiro é aqui!?

Marcadores:

Google
online
Google