segunda-feira, julho 30, 2007

Unanimidade é democrática?
Coluna do SPC, na Folha do Sul
O prefeito Cavani está preste a realizar o grande sonho do presidente Lula e de seu partido de sindicalistas folgados: ter políticos, imprensa, empresários, fornecedores etc. todos sob o seu comando. O prefeito quer conseguir aqui tudo o que não conseguiu Lula lá (se o presidente pelo menos gostasse de ler...) Pergunta: interessa à população de Itapeva essa unanimidade buscada a qualquer custo pelo prefeito Cavani? Qual vereador irá fiscalizar os gastos públicos se na Câmara não existe oposição? Participar dessa unanimidade não é trair o povo? Havendo suspeitas de malversação do erário, de maracutaias, de licitações viciadas, quem vai denunciar? Quem vai reclamar da moleza de secretário e das deficiências da saúde, educação etc.? Este escriba desiludido se sente só numa trincheira sem brilho e sem charme a lutar contra moinhos de vento com espada de pau. Até quando? ÍNTEGRA
Democracia é feita de maioria e minoria. Maioria que governa. Minoria que fiscaliza, acompanha, apresenta propostas alternativas, prepara-se para conquistar o poder.
Para muitos analistas, alternância no poder é o tira-teima para comprovar se um regime é de fato democrático ou não. Sem minoria que se preserve, existe alternância?
Nada impede, entretanto, que a minoria parlamentar apóie determinados projetos e propostas do governo. Porque ambas, maioria e minoria, devem se pautar pelos respectivos programas partidários, pelo respeito ao eleitor que votou no programa, nas idéias, no discurso do partido.
Se um programa partidário defende determinada idéia, não faz nenhum sentido parlamentares desse mesmo partido se oporem a ela por pirraça, por questões eleitoreiras, para atrapalhar a vida do governo. Seria uma tremenda incoerência, ?
Mas também não faz nenhum sentido minoria "fechar" com a maioria para o que der e vier, pois isso significa que alguém vai esquecer ou atropelar o programa partidário, vale dizer, a vontade do eleitor.
Governos de coalizão são corriqueiros no parlamentarismo ... mas em cima de pontos comuns dos respectivos programas partidários.
Google
online
Google