terça-feira, agosto 28, 2007

ITARARÉ - Dezenove funcionários da prefeitura são demitidos por nepotismo
O pedido de exoneração foi feito pelo Ministério Público após denúncias de vereadores
Dezenove funcionários que ocupavam cargos de confiança na prefeitura de Itararé foram demitidos por ordem judicial. Eles seriam parentes de autoridades do executivo e do legislativo, o que caracteriza nepotismo. O pedido de exoneração foi feito pelo Ministério Público após denúncias de vereadores.
A ordem foi dada pela justiça de Itararé. Todos que foram demitidos tinham algum grau de parentesco com autoridades do executivo e legislativo. Além do prefeito João Fadel, o vice-prefeito, cinco secretários e quatro vereadores também tinham parentes na prefeitura. Para o Ministério Público, a prática caracterizava nepotismo.
O termo é utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas para a nomeação em cargos de confiança. A prática representa a violação de princípios estabelecidos pela constituição federal.
Antes do inquérito civil, o Ministério Público tentou um acordo. Em janeiro deste ano, a promotoria fez uma recomendação ao executivo. Pediu que em noventa dias todos os familiares em cargos de confiança fossem substituídos, mas, a prefeitura não aceitou.
De acordo com o promotor, Fábio Antonio de Moraes a ação foi motivada por denúncias apresentadas por vereadores. Fábio de Moraes diz ainda que a ação pediu punição para as pessoas denunciadas. O prefeito disse que já cumpriu a determinação judicial, mas, recorreu da decisão no Tribunal de Justiça do Estado. (TV TEM)
Que beleza! Quando a lei será aplicada em Itapeva e demais municípios da região? Quantos cargos de confiança existem em Itapeva, provavelmente mais que no "pobre" Reino Unido (300)? Quantos nomeados são parentes de políticos? Quantos são cabos eleitorais? Qual o custo direto e indireto do aparelhamento? Quantos médicos deixam de ser contratados por "falta" de recursos da prefeitura?

Marcadores:

Google
online
Google