quarta-feira, dezembro 19, 2007

CMPF, carnaval e fúria
Roberto Damatta, O Estado de S. Paulo
Tu fingiste que me enganaste,
eu fingi que acreditei;
foste tu que me enganaste
ou fui eu que te enganei?
(Velha quadrinha mineira)
Neste governo, tudo o que é rotina vira drama e todos os dramas se transformam em rotinas. Confunde-se ressentimento com governabilidade, rotina administrativa com autoritarismo, e retaliação com advertência.
No caso do julgamento pela prorrogação ou extinção da CMPF, vimos, mais uma vez, a nudez carnavalesca da política nacional e, com ela, a atualização da velha quadrinha mineira que glorifica a insinceridade, o algumas coisas: a nossa trajetória, nossos interesses, projetos e coisas que tal. É fascinante, embora seja trágico, viver numa sociedade capaz de justificar tudo, menos a capacidade de honrar alguma coisa que vai além dos projetos imediatos dos seus membros. LEIA MAIS
Google
online
Google