segunda-feira, março 31, 2008

MST MUDA DE FOCO E INVESTE CONTRA A ECONOMIA DE MERCADO
Fundado nos anos 1980, o MST marcou o início de sua trajetória com a invasão de propriedades privadas e terras devolutas para forçar a desapropriação e a instalação de assentamentos de trabalhadores rurais. Chegou a contar com amplo apoio social e organizou uma marcha que levou mais de 100 mil pessoas a Brasília em 1997. Ao longo desses anos, o MST foi gradualmente se transformando num movimento de caráter político e ideológico que investe contra a economia de mercado.

Em junho de 2007, em seu quinto congresso nacional, realizado em Brasília, o MST consumou essa mudança e transferiu seu foco de ação.
Em vez de lutar pela reforma agrária, o movimento decidiu lutar contra o que seus líderes classificam como os males da globalização econômica: o neoliberalismo, as privatizações, as transnacionais. Os ataques contra a Vale, maior empresa privada brasileira que atua em mineração e siderurgia e, em princípio, nada tem a ver com a questão agrária, são a face mais visível e recente dessa transformação.
Google
online
Google