quinta-feira, junho 26, 2008

Dez vereadores está de bom tamanho

Coluna do SPC, na Folha do Sul:

Sábia decisão do Senado em não mexer com o número de vereadores; Itapeva continua com dez o que é mais que suficiente, há quem ache que é até demais pelo trabalho chinfrim que a maioria deles desempenha.

Pois só um ou dois fazem o dever de casa de fiscalizar os atos do prefeito, os demais passam o mandato enrolando eleitores com prestação de serviço pessoal e eleitoreiro. Mas fiscalização pra valer mesmo, em todos os níveis, nunca aconteceu nem vai acontecer pelo que se vê. Uma lástima.A vereadora Áurea Rosa (PTB) é voz solitária a criticar erros e omissões da administração municipal; Paulinho de la Rua (PDT) nossa grande esperança, eleito pela oposição, por razões que a própria razão desconhece, no meio do caminho bandeou-se para o lado do prefeito e liquidou de um golpe a sua vocação de crítico. Uma pena.

Haja vista que nenhum vereador até agora questionou os motivos de o Portal Transparência Municipal, instalado em agosto, omitir dados importantes, induzindo a pensar que alguém na administração não quer transparência dos gastos e licitações da prefeitura a comprometer o discurso do prefeito sobre probidade e lisura de sua gestão.

Portanto, dez vereadores são mais que suficiente, pois eles têm 30 assessores, a maioria deles trabalhando, abertamente, como cabo-eleitoral, pagos com dinheiro do contribuinte. Se passasse para 17 vereadores seriam 51 "assessores", uma multidão!Estas eleições prometem novidades, dificilmente o quadro político será o mesmo ano que vem, o que aumenta a responsabilidade do eleitor. Oremos. ÍNTEGRA

Ô terra opaca. Nem prefeito, nem secretários, nem vereadores - nem os fiscais - querem transparência.

Êta turma avessa à democracia.

Por acaso, ignoram que democracia é informação; é prestação de contas?

Marcadores:

Google
online
Google