sexta-feira, novembro 21, 2008

Coluna do SPC, no Ita News de hoje

CUTUCANDO

Complementando

Semana passada ao escrever sobre a cassação do Monterão, em 1987, fui traído pela memória ao afirmar que ele não se reelegeu depois disso. Ele foi reeleito em 89, mas sua atuação como vereador deixou muito a desejar, talvez por isso ninguém mais se lembre dele nesse período. Para quem ainda não leu, o Monterão (PMDB) teve o mandato de vereador extinto pela Câmara (sob a presidência do peemedebista João Batista de Oliveira) por defender causas contra o município de Itapeva sem a necessária desincompatibilização do cargo. A representação contra ele foi subscrita em 24 de junho de 1987, por três vereadores do PMDB: Wilmar Mattos, Marina Schmidt Saldanha e Antônio Leuse de Oliveira; e dois do PDS Nilton del Rio e José Luiz Atílio Raccah. Como se vê, os peemedebistas daquela época eram corajosos, escreveu não leu pau comeu. Já havia uma rusga anterior dos peemedebistas contra o confrade Monterão devido a conchavos em que ele teria participado com elementos de outros partidos em detrimento de seus companheiros na convenção do PMDB em 1985.

Após rejeitar a sua Ação Inominada contra o presidente da Câmara, a extinção definitiva de seu mandato foi confirmada em 10/12/87 pelo juiz Marco Antônio Parisi Lauria, que ainda o condenou a pagar as custas do processo estipulado em Cz 5.000,00.

Monterão nunca gozou (epa) da simpatia dos seus confrades de partido nem de seus pares na Câmara. Profundamente egoísta, ele sempre pensa só nele, querendo levar vantagem em tudo. Atualmente, ele escreve num jornaleco (“chapa-branca-1”) onde critica seus companheiros de partido por romperem com o fisiologismo do qual ele alimenta seus negócios imobiliários. Entretanto, não se sabe por quê ainda não foi expulso do PMDB, cujos dirigentes toleram tudo dele, será por fraternidade partidária, ou por que é compadre do Quércia? E, assim, o Monterão vai ficando,ficando, ficando...

Jornal chapa-branca 3

Fontes palacianas asseveram que o prefeito Cavani está preocupado com o risco de perder a unanimidade favorável que desfruta na sua gestão da Prefeitura. O seu ego peninsular quer mais quatro anos de bajulação, por isso, tudo indica que na próxima legislatura ele continue a usar a“caneta mágica” a fim de manter os vereadores comendo nas suas mãos de olhos e boca fechados a apoiá-lo incondicionalmente. Na imprensa ele deve continuar mantendo os jornais “chapa-branca-1” e “chapa-branca-2” e já se fala de um “chapa-branca-3”(?). Se for o qual estou pensando aposto minha alma como ele não vai conseguir, entretanto...não custa nada pôr minhas barbas de molho, ?

Para quem não sabe, jornal “chapa-branca”, numa definição genérica, é o jargão que denomina a imprensa oficial, ou jornal que pertence (ou se vende) a um governante.

Oposição 0 = transparência 0

Está confirmado que o pregão eletrônico para as compras do serviço público pode ser fraudado, pois já foram descobertas fraudes milionárias na aquisição de remédios pelo Estado. Portanto, as compras da Prefeitura de Itapeva feitas por pregão eletrônico devem ser fiscalizadas, sim, pelos vereadores ou por cidadãos interessados.

Infelizmente, o prefeito Cavani e o secretário de Finanças não querem nem ouvir falar em Portal Transparência, há tempo prometido e logo esquecido. Isso evidencia que os dois responsáveis pelo dinheiro público não estão interessados em transparência.

Veja o leitor que beleza de situação: sem oposição na Câmara para fiscalizar, sem imprensa vigilante para denunciar, sem Portal Transparência para revelar e um pregão eletrônico passível de fraude, como o prefeito Cavani pode garantir que os cofres municipais não estão sendo lesados? Desse jeito vai ser marmelada para quem na Prefeitura quiser meter a mão na cumbuca, isso já aconteceu na gestão passada quando ainda havia alguma oposição na Câmara (mesmo relapsa), imagine-se, agora, sem oposição, sem fiscalização e imprensa amiga, o que arrisca acontecer com o nosso rico dinheirinho. O povo merece o governo que elege, então, calem a boca os incomodados.

E-mail: arautospc@hotmail.com
Google
online
Google