sexta-feira, janeiro 23, 2009

Coluna do SPC, no Ita News de hoje

CUTUCANDO

Como nos velhos tempos...


O escândalo das notas frias, envolvendo dois secretários municipais, que ocupa o noticiário da imprensa e envergonha a gestão do prefeito Luiz Cavani (PSDB), podia ter estourado o ano passado, mas segundo informações de bastidores colegas se serviço seguraram o pepino para não atrapalhar a reeleição do prefeito Cavani. Todavia, há de se convir que não é fácil flagrar espertalhões que roubam dinheiro da Prefeitura se os envolvidos no caso gozam da confiança e da estima do prefeito. E os dois secretários envolvidos na negociata gozavam da confiança do prefeito, tanto que ele confirmou o tal de Jé no Esporte e Denílson da Saúde foi para o Planejamento, este ainda mereceu do prefeito elogios exaltados em entrevista neste semanário: “O secretário Denílson tem uma visão de futuro. Dentro disso ele fez uma coisa muito importante quando deu esse norte na Saúde e eu quis utilizar esse potencial dele em todas as áreas, para que ele faça o planejamento do município”. Que ingenuidade do prefeito!!


Rachadura no edifício da “moralidade Cavani”


Segundo o denunciante, José Bueno Machado, dois outros secretários sabiam da maracutaia, então, porque não denunciaram ou comunicaram o prefeito? Por ser período eleitoral? Bom lembrar que o prefeito em exercício à época do pagamento dessas notas fiscais frias era Armando Ribas Gemignani (PMDB), o titular estava licenciado, mesmo assim, o prefeito Cavani deveria saber. Ninguém recebe pagamento da Prefeitura sem a assinatura do Secretário de Finanças, além de outras formalidades burocráticas.


Estranho o prefeito Cavani não saber de nada! Será por que um dos envolvidos é dono do jornal (chapa branca 1), que toda semana enche a bola dele e critica os críticos da Administração? Será que, agora, esse jornaleco vai sobreviver à crise? E a Câmara?


Que papelão dos vereadores!! Eles não viram nada, não sabiam de nada. Ganham 5 mil reais por mês, têm 30 assessores disponíveis, mesmo assim não cumprem o dever de ofício de fiscalizar o Executivo. Enquanto o prefeito usufruía de aprovação unânime no Legislativo e de parte da imprensa engajada, sem oposição nem nada, os espertalhões metiam a mão na cumbuca da Prefeitura. E o vereador Paulinho de la Rua, o implacável inimigo do Wilmar, será que agora ele acredita que a Administração Cavani não é melhor que as outras? Assim como as demais, ela não está livre de espertalhões corruptos. O Paulinho tem now-how em Comissão Especial de Inquérito (CEI), agora como presidente da Câmara ele pode orientar seus pares como fazer uma boa apuração. E devem ir fundo, porque além dessas notas da denúncia do Zé Bueno, deve existir muitas outras, porque onde se faz um cesto, se faz um cento. Essa merreca desviada pelo Jé/Denílson e cia. é apenas a ponta do iceberg. Pois a facilidade de roubar a Prefeitura é tanta que só não rouba quem não quer, ou se for honesto de verdade, coisa rara hoje em dia. A gestão Cavani, já se disse aqui, é antiquada, ineficiente, e necessita com urgência se modernizar, sair do limbo e criar defesas contra desvios de conduta.


Cadê a transparência administrativa?


Os fatos vieram provar que a administração Cavani não tem transparência nenhuma, não fosse a atitude corajosa do empresário Zé Bueno e a presteza do Ita News em denunciar os malandros em cargos de confiança do prefeito, provavelmente nunca se descobriria esse imbróglio das notas frias. Quantas vezes foi cobrado, nesta coluna, o compromisso assumido pelo prefeito Cavani de criar um Portal Transparência Municipal, de verdade, mas ele e o secretário Adelço Bührer nunca quiseram, e usaram mil subterfúgios para dificultar a sua elaboração. Só os dois sabem por quê. Estranho.

Ninguém quer duvidar da honestidade da Administração Cavani, mas a falta de transparência nas licitações (ou a falta delas) e o modo como tudo é feito nos gabinetes municipais de forma a manter intra-muros o exercício dos negócios públicos, induzem à suspeita de que se quer criar um biombo virtual a fim de esconder alguma coisa sob o manto de uma presumida honestidade. Espera-se que daqui pra frente os vereadores cumpram seu dever e fiquem de olhos bem abertos com o que acontece na Prefeitura.

Google
online
Google