sexta-feira, maio 22, 2009

COLUNA DO SPC, NO ITA NEWS

Cutucando


O acerto de contas


Dia 14 de maio, 5ª feira, via-se adentrar no Fórum cidadãos calados, semblantes fechados, eles iam aguardar a hora de serem chamados à sala do juiz da comarca a fim de responder a acusações de delitos praticados na primeira gestão do ex-prefeito Wilmar Mattos. Há cerca de 10 anos, prefeito, secretários e assessores foram acusados no relatório da CEI da Câmara, em março de 1999, de adulterar notas fiscais da Prefeitura a fim de desviar recursos públicos de várias secretarias. Agora, após tanto tempo, estavam todos ali para responder na justiça por seus atos. Fato raro neste abandonado rincão.


O prefeito Wilmar encostado na porta do banheiro, abatido e vermelho que nem peru se mantinha quieto, ele que sempre é muito falante e contador de piadas, estava ali sem querer prosa com ninguém. Ele sabia que seu inferno astral havia começado, as acusações dos autos são graves, principalmente, as que se referem à queixa-crime, que, se abusar, dá cadeia. Afinal, acabou-se aquela história de que rico e político não vão presos, haja vista Paulo Maluf, Celso Pitta, Daniel Dantas e tantos outros que já viram o sol nascer quadrado. Apesar de eles contarem com os melhores advogados do país.


O mar de lama começa a cheirar


E esse caso é apenas o começo de uma série de outras acusações, pois o ex-prefeito mais badalado dos últimos tempos pelos vereadores e puxa-sacos (ele só perde para o prefeito Cavani), ainda tem contra si as acusações da CEI do Fundef/2005, cujas acusações são ainda mais graves, além de envolver secretários e funcionários municipais que de alguma forma tinham contato com dinheiro na Prefeitura. E isso porque prefeito e secretários acreditavam na impunidade, eles se achavam acima do Bem e do Mal, e não adiantava adverti-los de que um dia a casa podia cair. Pois, caiu.


Entre os principais responsáveis por esses episódios lamentáveis que causaram enormes prejuízos ao município estavam os vereadores da base de apoio do prefeito Wilmar, que por oito anos abafaram todas as denúncias contra ele,liderados pelo sinistro vereador Tarzan, (que hoje defende o prefeito Cavani) e os demais infratores cuja relação é extensa e não caberia na brevidade deste artigo. Mas vamos dar os nomes de todos eles, não se preocupe o caro leitor que transparência é o nosso negócio.


E por outro lado (o lado do Bem) estavam, na época, os vereadores Paulo de la Rua e Roberto Comeron que cumpriram o dever de ofício em denunciar primeiro as falcatruas das notas adulteradas e depois, Paulinho, o desvio de recursos da Secretaria de Educação que resultou num relatório acusador de mais de 50 páginas!


O vereador Tarzan (o lado do Mal) sempre esteve presente nesses episódios, foi quem mais se destacou na defesa da gestão Wilmar Mattos a ponto de o vereador Paulo Saponga, a seu pedido, entrar na justiça contra a CEI do Fundef, o que resultou inútil, pois a justiça não acatou a malfadada representação. O Tarzan é campeão em usar as pessoas, principalmente, os trouxas e os ingênuos. Por isso, se acautelem pastores evangélicos e colegas de parlamento, porque ele continua solto por aí. E se acautele, também, prefeito Cavani, pois o Tarzan como aliado é um grande risco, no frigir dos ovos quem ele elogia e defende sempre se dá mal (né, Wilmar?). Quem avisa amigo é.


E por falar em denúncias...


O elenco de denúncias que logo vai contracenar com a oposição e a imprensa é de primeira linha, todavia, não é de bom alvitre tornar público os nomes a fim de preservar o mistério, mas, pode-se garantir, o enredo vai provocar grandes emoções. No papel secundário temos a novíssima CEI das Guaritas, aquelas oito casinhas rústicas para abrigar guardas municipais, cuja construção em média custou, segundo a Prefeitura, 80 mil reais cada uma (não houve licitação!), mas que a oposição garante que constroi a mesma guarita por 10 mil reais! Como se vê, são oito casinhas de ouro espalhadas pela urbi et orbi, cuja construção ficou caríssima. Será que alguém não lucrou com isso? Será que o prefeito Cavani, que diz a toda hora que economiza o dinheiro da Prefeitura e sendo engenheiro civil não viu que o custo das guaritas era exorbitante? Diria o Mestre: o prefeito de Itapeva côa mosquitos e engole camelos.

Google
online
Google