domingo, agosto 30, 2009

SPC, NO ITA NEWS

Cutucando

Palácio Ramsés II


Semana passada estive no altiplano itapevense a fim de ver como estava a futura sede da Câmara Municipal de Itapeva e fiquei impressionado com o acabamento da obra e o material empregado que se vê não foi alvo de preocupação com gastos. Há quem critique a suntuosidade que se nota por onde quer que se olhe a obra, os amplos espaços arejados por janelas de vidro temperado, os espaçosos gabinetes dos vereadores, salas de reuniões amplas, grandes banheiros, além do plenário em meia-lua com arquibancada e acústica, tudo pavimentado com fino porcelanato catarinense. Isso não quer dizer, entretanto, que se esbanjou dinheiro público numa obra que podia ser mais modesta. Claro que podia ser mais modesta, a Câmara podia continuar pagando aluguel, também.


Há de se convir que é um prédio definitivo, secular, nossos netos e bisnetos vão se orgulhar do Legislativo de sua cidade num edifício tão requintado, que um dia com certeza vai se chamar, merecidamente, de Palácio Ulysses Tassinari. Foi na sua gestão como presidente, que doutor Ulysses deu início ao projeto da sede da Câmara, eivado de polêmicas devido a questiúnculas formais como licitação, conveniência etc., mas que, enfim, foi aprovado e a obra já caminha para o final.


A inauguração das novas instalações da Câmara está prevista para o fim do ano e pelo andamento das obras dá para se acreditar que em janeiro de 2010, ano em que possivelmente vamos nos livrar do PT no Palácio do Planalto, os vereadores vão para nova casa com disposição de trabalhar redobrado pelo município. Vamos torcer.


Confesso que antes fui um dos críticos do que parecia desperdício de dinheiro para um município com um dos mais baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, entretanto, dada a inoperância da gestão Cavani em desenvolver projetos para melhor aplicar recursos ociosos, investir numa sede para o Legislativo que há décadas vive mudando de endereço, convenhamos que é um bom investimento.


E o atual presidente da Câmara, Paulinho de La Rua (PDT), está caprichando no acabamento com material de primeira, bons profissionais na execução da obra, por isso, tudo leva a crer que nossa Casa de Leis será uma das mais bonitas e modernas da região de Sorocaba pra baixo. Quem sabe se com a nova casa os vereadores passam a ter novas ideias, novo comportamento funcional, a priorizar a cidade ao invés de dedicarem tempo integral à sua reeleição e a eleitores pidonhos, além de sustentar numerosa corriola de cabos-eleitorais que só querem sombra e água-fresca.


Precisa exorcizar


Antes da mudança, porém, seria interessante fazer um “descarrego” dos maus fluídos que impregnam muitos vereadores e, também, exorcizar o novo prédio da Câmara. Esse exorcismo pode ser feito com gente nossa a começar por um pastor da igreja do “bispo” Macedo, depois um padre católico e, finalmente, rematar o esconjuro com o umbandista e pai-de-santo Celinho, que é quem realmente sabe das coisas.


Quero ver se depois de exorcizadas as forças do Mal ainda vão prevalecer sobre alguns vereadores, principalmente, os mais antigos, carregados dos pés a cabeça de maus fluídos. Assim, o sacrossanto recinto legislativo estará “limpo” e voltará a ser o local onde o povo depositará suas novas esperanças e que o livrará de todo Mal, amém.


Transparência física e fiscal


Claro que nenhum exorcismo vai adiantar se, concomitantemente, o presidente da Câmara, Paulinho de La Rua, e os vereadores, não fizerem sua parte: criar o Portal Transparência da Câmara. E o Portal tem que ser de tal forma transparente que a claridade das contas supere a claridade dos gabinetes e salas, cujos vidros enormes enchem de luz os ambientes a revelar e mostrar tudo, que nem pulga escapa ilesa.


Não adianta, contudo, achar a ideia do Portal boa, mas não pôr em prática, como fizeram o prefeito Cavani e o secretário Adelço. Mas eles tiveram motivos para abortar o Portal Municipal, as cinco CEIs em andamento e outras na fila de espera atestam isso.


Seria uma data histórica se com a inauguração das novas instalações da Câmara, os vereadores passassem a ter novas e melhores posturas de trabalho, complementadas com um Portal Transparência do Legislativo. Mostre a diferença pra eles, Paulinho.

Google
online
Google