segunda-feira, janeiro 17, 2011

Caminhos


Por que será que a Prefeitura de Itapeva desprezou as excelentes e eficientes inovações do programa Melhor Caminho (*) na estrada Miguelzinho - Bairro de Cima - Palmitalzinho? 

Voltaram a raspar/afundar a estrada como antigamente.  Resultado: a enxurrada voltou a correr pela estrada, tornando ocioso o belo trabalho feito pelos engenheiros da CATI para a contenção da água.


Será que o Senhor Prefeito sabe disso? 

 


(*) - "O programa engloba um conjunto de técnicas de mecanização agrícola, com o objetivo de impedir que as estradas favoreçam a formação das enxurradas. Começa por arrebentar os barrancos laterais, abrindo as portas para a saída da água de chuva. Canaletas se implantam para facilitar o escoamento. E na saída desses “bigodes”, como os apelidam o agricultor, constroem-se, afundados no terreno, grandes buracos que funcionam como caixas d’água, capazes de reter a enxurrada.

Dois efeitos fantásticos se conseguem com a técnica: primeiro, cessa o estrago causado pelas águas pluviais, seja na própria estrada, seja nos terrenos erodidos onde se esgotam. Segundo, a água retida nas caixas laterais se infiltra vagarosamente no solo, alimentando o lençol freático. As nascentes agradecem.

O Programa Melhor Caminho, administrado pela Secretaria Estadual da Agricultura, já consertou, em 11 anos, 6 mil quilômetros de vias secundárias em quase todos os municípios paulistas."  LEIA MAIS
Google
online
Google