sexta-feira, setembro 16, 2011

COLUNA DO SPC, NO JORNAL A GAZETA

Prefeito esbanjador
            A Festa de Aniversário de Itapeva (FAI) outra vez vai custar uma fortuna para os cofres da Prefeitura, haja vista que só os doze shows, já contratados, vão custar a bagatela de R$ 603.450,00. Todas as atrações são da mesma empresa RLC – Shows e Eventos Culturais Ltda. de acordo com o Processo Administrativo n. 9.685/2011 (fonte: Imprensa Oficial e a Coluna Entrelinhas Ilustrada, de Francisco J. D. Monteiro). Como consta do processo, trata-se de “Contratação Direta mediante Inexigibilidade de Licitação”. Traduzindo, isso quer dizer o seguinte: fica dispensada a licitação na contratação dos shows, de acordo com o artigo 25, inciso III, da lei de Licitações 8.666/93. Esse é o gasto inicial, já contratado, fora as demais despesas (que também são altas) cujo custo será, igualmente, bancado pela Prefeitura, diga-se, pelo contribuinte, mesmo aqueles não gostam de rodeios e de cantoria de dupla “sertaneja”. Será que não tem ninguém levando “algum por fora” nesses shows? Há quem diga que o cachê dessas duplas está muito alto. Também acho.
É esbanjar um saco de dinheiro público para doze noites de “diversão” com muita bebida, brigas e judiação de animais. Quem é que ganha com essa gastança? A população que não é. E não venham dizer que o povo precisa divertir-se porque cinco noites de cantoria não ameniza a falta de lazer e diversão em Itapeva.
Quem não se lembra quando o prefeito Cavani, nos primeiros meses de sua gestão, gabava-se não esbanjar dinheiro da prefeitura, economizava caneta, papel sufite, cafezinho, foi só pegar o jeito da coisa, pronto, vai passar à história da cidade como o maior esbanjador de dinheiro público. Às vezes, o Ministério Público consegue criminalizar essa gastança, ou melhor, usa a lei para frear a farra gastadora dos prefeitos. Como esta notícia em O Globo.
“A Justiça acatou o pedido do Ministério Público de Mato Grosso e determinou o bloqueio do pagamento de um show feito pela dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, domingo passado, dia 4 do corrente, na cidade de Diamantino. A medida tem como objetivo assegurar que os R$ 210 mil que seriam pagos aos cantores fiquem bloqueados, já que o dinheiro saiu dos cofres públicos do município. O Ministério Público ingressará com ação civil pública para garantir o ressarcimento ao erário”. Em Itapeva, vai firme, doutor Hélio.
                                               Unimed de parabéns
Quarta-feira, dia 7, doutor Mário Tassinari me convidou para ir com ele conhecer o Hospital Unimed de Itapeva, que está em fase de acabamento, uma beleza. Conhecia doutor Mario de nome, com boas referências, claro, contudo, sempre se fica com pé atrás quando se trata de médicos, pessoas tidas e havidas como entidades supranormais, orgulhosas, pedantes, que fazem parte do segmento mais privilegiado da sociedade. Todavia, pelo que vi, meu anfitrião não se enquadrou nesse estereótipo popular, achei o doutor simpático, acessível, até meio modesto, porém, articuladíssimo, tanto em relação às obras do hospital como em política. Tucano da velha cepa, admirador inconteste do saudoso ex-governador Franco Montoro, acredito que ele seria ótimo prefeito se Itapeva tivesse sorte, mas, infelizmente, não tem. Disse que não é candidato a nada e desfez todos os boatos políticos, inclusive, o de que seria vice numa virtual chapa de oposição. Uma pena.
O hospital tem cerca de 3.600 mt2. de área construída, instalações amplas, tudo dentro dos padrões mais exigentes da moderna medicina hospitalar e, segundo ele, será inaugurado, impreterivelmente, no fim do ano, pois só faltam o piso, pintura e alguns acabamentos, porquanto os equipamentos médico-operacionais e o mobiliário já estão comprados. O hospital deverá ser referência em alguns procedimentos cirúrgicos e contará com suporte técnico de Primeiro Mundo e uma equipe de assistentes, adrede preparada por especialistas do setor. A cooperativa Unimed tem 80 cotistas, todos médicos, a obra começou há cerca de sete anos e, desde então, vem se desenvolvendo ações empresariais no sentido de colimar os objetivos traçados e inaugurar a obra em dezembro de 2011, que será um marco para a região sudoeste paulista, sobretudo, para Itapeva. Parabéns aos médicos da Unimed e a todos nós. 
Google
online
Google