sexta-feira, outubro 07, 2011

COLUNA DO SPC, NO JORNAL A GAZETA

Tucanos depenados

             Reprise. Amanhã - 6ª feira - o governador Alckmin deve visitar Itapeva - visitar mesmo, como fez de outras vezes, com muito falatório, abraços, sorrisos, tapinha nas costas e badalação. Ele vem porque as eleições estão aí e ele tem de cumprir seu dever de ofício, isso quer dizer o seguinte: ele vem abraçar os tucanos locais: prefeito Cavani, Tarzanzinho e o virtual, talvez, quem sabe, futuro candidato a prefeito Paulinho de La Rua. Porém, quem acompanha a história sabe que o Paulinho não morre de amores pelo governador, porque numa de suas visitas a Itapeva, ele deu um pito daqueles no espanholzinho, houve bate-boca entre os dois, precisou a turma do “deixa-disso” intervir para acalmar os ânimos. Tudo porque o Paulinho intentou entregar ao governador um envelope grande, amarelo, contendo denúncias cabeludas contra a gestão Wilmar Mattos, principalmente, contra a Secretaria de Educação, que depois virou a CEI do Fundef, que todos sabem o caminho que tomou. Então, o abraço dos dois vai ser abraço de ursos. Mesmo assim, Tarzanzinho, obreiro da candidatura do mui amigo e ex-patrão, estará de atalaia, ao lado dos dois desafetos, qualquer entrevero ele entra com seu conhecido poder de persuasão. 

            Ah, no dia deve ser cobrado do governador Alckmin a efetivação da 16ª Região Administrativa (foi ele quem sancionou a lei, aprovada pela Assembleia, que o Serra depois lascou fogo), na hora, ele vai abrir um sorriso bonito pra dizer que vai implementar a 16ª no início do ano; vão lembrá-lo, também, da jurássica promessa de todos os governadores que pisaram aqui, a pavimentação da estrada Ribeirão Branco-Apiaí. Acho que desta vez ninguém vai falar de hospital regional, não sei. 

            Sempre votei nos candidatos tucanos, este ou aquele, mas sempre tucano. Agora vejo com tristeza a decadência do PSDB, partido que tinha tudo para ser importante na história política do país, os líderes tucanos brigando entre si, sem liderança efetiva, deputados e senadores que fecham os olhos para as maracutaias lulo-petistas e a reboque dos fatos, sem programa, sem discurso, nem nada. Uma lástima.

            O próprio Alckmin, em sua campanha para a presidência, se calou quando o adversário petista o interpelou sobre as privatizações do governo FHC e criticou o plano real e as medidas saneadoras para acabar com a inflação; o mesmo fez o Serra que não valorizou as mudanças socioeconômicas do governo tucano, que hoje, todos sabemos, os petistas se apropriaram e estão se saindo muito bem. Será que o PSDB não vai acabar se fundindo com o PSD, do prefeito Kassab, eles se conhecem e se merecem. Oremos. 

               Candidato único?

            Se tudo correr mal, ano que vem Itapeva terá candidato único para prefeito, o candidato que doutor Luiz (não os partidos) indicar. O breve estágio no PT foi suficiente para o prefeito Cavani (PSDB) aprender a manipular partidos e correligionários, o que não é difícil em um município pobre de políticos idealistas, mas rico de aproveitadores do poder. Aqui na província, ainda impera o velho e bom paternalismo oficial, todo mundo quer mamar nas tetas da Prefeitura. Até empresários, tidos como ricos e da “oposição”, não dispensam a suculenta teta municipal.

            Foi só soltar o “balão” de que se formava um “grupão” político de oposição, encabeçado, inicialmente pelo PTB, que depois passou para PMDB, liderado por um rico empresário da mineração (aquele que foi sem nunca ter sido), e as hostes do prefeito rapidamente se mobilizaram, cooptando com facilidade o tal “grupão” com empresário e tudo, barba e cabelo. E o “grupão da oposição” virou grupão da situação, cujo “líder” deu entrevista neste semanário em que elogia o prefeito Cavani, retratando-o quase como um semideus do Olimpo e seus secretários como anjos e arcanjos, teve gente que leu a entrevista e se emocionou, o entrevistado bonzinho só não elogiou cachorros e passarinhos dos secretários por falta de espaço. Ficou para a próxima.

            Ainda é cedo para lamentar, ou festejar. Mas é bom saber que o prefeito tem muita munição, e num mato onde a caça é abundante e fácil, ele vai encher o picuá.
Google
online
Google