sexta-feira, outubro 28, 2011

COLUNA DO SPC, NO JORNAL A GAZETA
Tucano, enfim
            Armando Ribas Gemignani, ex-prefeito de Itapeva 89/92, após sair do PMDB queria se filiar no PSDB, mas os tucanos Paulo de La Rua, Davi Panis e Tarzan (PDT), donos do partido na época, vetaram o seu nome. Eles vetavam nomes que, mesmo remotamente, emulassem a liderança dos três amigos inseparáveis, principalmente do Paulinho, o sempiterno candidato a prefeito do grupinho. Este escriba entojado, vendo o ex-alcaide amuado, tristonho, sugeriu então que ele se filiasse “lá por cima”, quer dizer, filiar-se no diretório estadual, ele tinha amizade com o saudoso líder tucano Mário Covas, a sua cunhada, Ivete Holtz, era secretária-executiva havia muitos anos de Covas; e quando prefeito, Armando ajudara José Aníbal em sua primeira campanha para deputado, portanto, bastava um telefonema e, pronto. Mas o danado não quis, queria entrar, sim, mas pela “porta da frente”, em Itapeva. Nunca conseguiu, o Tarzanzinho bateu o pé: “no meu partido o Armandinho não entra”. E não entrou mesmo. Um dia o Paulinho e o Davi se encheram com as reinações do amigo e se escafederam do ninho tucano, que virou feudo do Tarzan e nunca mais ele filiou alguém que ameaçasse a sua liderança no partido, que ele usa a seu bel prazer; até já filiou “laranja” para ser candidato a prefeito a fim de compor chapa de vereadores, e se eleger.
            Aí o prefeito Luiz Cavani, vivo como ele só, deu uma banana para os petistas e entrou no PSDB (antes, quando era filiado no partido, ele não quis ser candidato, “ainda não é a minha hora, dizia”), e tomou as rédeas da sigla e o Armandinho, enfim, realizou seu velho sonho de virar tucano, por aqui. Ele que era o patinho feio, enjeitado, virou tucano, recompôs as plumas, e o bicão de comer frutinhas está tinindo, de novo.
O partido nas mãos do doutor Luiz cresceu, mas dizem que corre o risco de “inchar”, virar saco de gatos, tantos são os virtuais candidatos a prefeito que dá até para escolher pelo signo astral. Bobagem, o queridão de dona Sônia já tem o seu candidato, pode ser “irmão da opa”, até ex-irmão, ninguém sabe, porém, o Tarzan, chefe do partido, está impondo o Paulinho ao prefeito, ele quer se redimir com o amigo por tê-lo traído na campanha de 2000, quando, em vez de apoiá-lo como candidato a prefeito do PSDB, ele e a sua turminha apoiaram Wilmar Mattos (PTB). Total falta de ética.
                                               Sem lugar
            Dias desses fui à Prefeitura para falar com o prefeito Cavani e a sua secretária, mui charmosa e educada, queria saber qual era o meu assunto com ele. Não gostei da xeretice, porque era assunto privado, mas ela cumpria ordens, então, sapequei: por favor, diga para o doutor Luiz que eu quero ser puxa-saco dele. Ela me olhou, cismada, mas foi falar com o alcaide e logo voltou: doutor Luiz mandou dizer que no momento a vaga para jornalista puxa-saco está tomada, mas assim que vagar ele manda chamar o senhor. Saí dali indignado, custava ele me incluir? Tem gente que nem gosta dele e está lá, bajulando e, por isso, o cordão de seus puxas aumentou exponencialmente, tem todo tipo de puxa: tem colunista, tem vendedor de carros, minerador brasileiro e japonês, médico, fazendeiro, madeireiro, lojista, vereadores não contam porque já são puxa-sacos vitalícios; secretários também não porque é dever de ofício deles. Contam que na hora de ir pra casa ao despedir o prefeito sempre ouve um dos secretários expressar em voz alta: “saúde”; é uma antecipação carinhosa, caso ele espirre mais tarde. Que chato, não?
                                                           Cadê o PT?
            O PT de Itapeva está meio perdido, se acostumou a bajular o dono do poder e, aqui, o dono é um tucano. Mas segundo se diz a presidente do partido, professora Solanginha, nutre forte simpatia pelo prefeitão, que ainda conserva certo charme petista. O ex-vereador Israel também é outro petista ligado ao prefeito e aos tucanos Tarzan e Paulinho, que viviam tentando arrumar uma mamata para ele a nossa custa. Israel é o tal que “viabilizou” as emendas do deputado Chinaglia para o prefeito Cavani usar como quiser, sem precisar prestar conta. O PT, tudo indica, vai lançar candidato a prefeito de molde a não atrapalhar em nada o candidato situacionista, toda eleição os petistas repetem esse joguinho de compadres. Da outra vez o beneficiado foi o prefeito Wilmar.
            Quanto aos demais “partidos”, são parte dos escombros de uma classe política amorfa, atrelada ao poder, sem força e vontade para lutar até para manter a dignidade.
Google
online
Google