quinta-feira, junho 14, 2012

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA

Prefeito tartaruga

            Se o prefeito Cavani (PSDB) fosse ligeiro para tocar obras da Prefeitura como é ligeiro para meter o nariz onde não é chamado, a fim de bagunçar candidaturas que não gozam de sua preferência e simpatia, Itapeva estaria uma maravilha. Mesmo assim, ele vai deixar o cargo com fama de tocador de obras, porque priorizou aquelas que “aparecem” mais, como asfaltamento e revisão de ruas e avenidas, o Pilão D´Água e outras maquiagens. Mas se avaliado ante as condições políticas favoráveis, durante a sua primeira gestão, em que ele estava de braços dados com o governo federal e na segunda com o governo estadual, ambos pródigos em fazer concessões aos municípios, vemos que Itapeva avançou muito pouco, podia ter conseguido mais se houvesse vontade política e um trabalho sério, direcionado para trazer benefícios para a cidade.

            Claro que não estamos fazendo um balanço da gestão do nosso ditador de proveta, porque isso demandaria sair por aí catalogando obras, tempo e custos, e não temos disposição para isso, entre outros motivos, porque ninguém está interessado e, sobretudo, porque a bajulação ao prefeito tomou conta dos corações itapevenses, principalmente, dos vereadores e da imprensa. Todo mundo quer puxar o saco dele.

            Passando pelas ruas dá pra ver obras se arrastando no tempo: a tal cozinha comunitária, aquela grudada com o Mercado do Produtor, faz uns três anos que começou e ainda falta acabamento, obra que qualquer construtor de meia-tigela faria em dois meses; o Mirante Debret (o elefante branco do Davi) já fez mais de um aniversário, mas como se trata de obra muito importante, talvez fique pronta até o fim do ano; o decantado Teatro Municipal, cuja inauguração era para ser no fim da atual gestão, acabou, até a placa foi arrancada. Há um ano informaram que o projeto do teatro estava em licitação, vai ver que o prefeito está aguardando a empresa que construiu o prédio da Câmara desocupar-se de outras obras para construir o teatro; mas a maior vergonha e pouco caso é a reforma da Casa de Cultura Cícero Marques. A obra está abandonada, estive lá e vi uma rapaziada trabalhando, sem saber trabalhar, já tinham arrancado o forro, mexido no telhado e soalho, fizeram uma bagunça danada na casa para dizer que haviam iniciado a reforma. Por que o secretário da Cultura, Davi Panis, não reclama? Antes ele era tão zeloso da Casa, que se implicou até com o ponto de ônibus ao lado, queria que tirassem dali porque desfigurava o patrimônio histórico: Ah, ah, ah. Agora relaxou. Será que ele não perdeu o medo do prefeito? A maioria dos secretários já.

            Se me der vontade, ou algum secretário me ajudar, volto ao assunto. Help Xixo.

                                               Vereadores desempregados

            O vereador Roberto Comeron (DEM/PMDB) já perdeu a boquinha na Câmara, a justiça eleitoral cassou seu mandato por infidelidade partidária. Tem mais quatro na boca para se juntar a ele: Paulinho, Áurea, Margarido e Ney Babão. Mas todos podem retornar ao emprego na Câmara, pois não estão inelegíveis, nossa justiça é uma mãe. Fica para o leitor fazer a “faxina”, por isso, se ele gosta de Itapeva não deve votar nos mesmos de sempre, tem vereador na Câmara que entrou jovem, já é avô e ainda está lá. O culpado não é o vereador, ele quer garantir sua mamata, culpado é o eleitor que vota sempre nos mesmos, a maioria não se interessa por política, que é o que mais influi em sua vida social e familiar, a maioria está interessada em futebol, novelas e religião. Os políticos festejam, continuem assim bando de idiotas, dizem às escondidas.

            Como estou sem assunto, fico por aqui. Boas festas juninas a todos.

***
Google
online
Google