sexta-feira, julho 26, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA

Sebastião Pereira da Costa
07:48 (0 minutos atrás)

                                               FAI – circo de prefeito “esperto”
Surpresa! A empresa do Macarrone ganhou licitação para realizar a FAI! Pois é. Ele ganha todas há 10 anos! O Robertão, quem diria, adotou o esquema Cavani!!
A decisão do prefeito Zé Roberto de manter os 10 dias da FAI, com rodeios e artistas de fora com cachês altíssimos, não tem nada a ver com a vontade popular, os motivos são outros, além da festa em 2016 coincidir com a campanha eleitoral. Mas isso pode não ser tão interessante para a reeleição do prefeito, como se pensa, haja vista que, em 2008, o prefeito Cavani foi reeleito por larga margem de votos porque sua única adversária, Terezinha de Jesus, ameaçou renunciar, por motivo de saúde, e sua candidatura desandou. Em 2012, o candidato situacionista amargou derrota acachapante, mesmo tendo apoio explícito do prefeito Cavani e sua festa. Vale lembrar que o ex-prefeito e seus aliados estão tendo muita amolação judicial por conta da FAI, apesar das reiteradas alegações de legalidade nas licitações e acertos de contas confusos.  
            Se o prefeito Zé Roberto fizesse uma enquete pelos bairros, saberia se o povo prefere a FAI ou que os recursos fossem destinados à melhoria dos serviços públicos municipais. Aliás, é balela afirmar que a Prefeitura não vai gastar com a festa, vai gastar sim, e muito. Por que não fazer uma festa bonita com as escolas, artistas e músicos daqui? Nossos artistas estão precisando de apoio e incentivo para se destacar na mídia e no meio artístico; como desenvolver a cultura itapevense sem dar chance e apoio a nossos artistas? Será preciso haver manifestações populares contra a FAI? Itapetininga proibiu os rodeios e fez uma bela festa de aniversário da cidade, sem desperdiçar dinheiro com artistas famosos, cujos cachês são uma afronta para nós do Ramal da Fome. Se o prefeito Zé Roberto quiser mesmo ser um prefeito inovador devia acabar com esbanjamento de dinheiro em festas a favor de estranhos. Mas, pelo visto...          
                                               Bem-vindo, papa Francisco
            Desde o papa João XXIII nenhum outro pontífice assumiu o trono no Vaticano com tanta expectativa de mudanças nas férreas leis e dogmas da Igreja. Mudanças que se fazem necessárias para a Igreja se adequar aos novos tempos em que os costumes, a informação e a modernidade conspiram contra o secular conservadorismo clerical.
            O papa Francisco já anunciou reformas na estrutura administrativa e jurídica do menor Estado do mundo, mas que tem influência sobre milhões de almas espalhadas por todo o universo; condenou a impunidade de padres pedófilos, o acobertamento das malversações de recursos do Banco Vaticano e os desvios de dinheiro nas prelazias, anunciando, ainda, a diminuição do corpo burocrático a fim de conter despesas.
            Além das medidas de cunho administrativo, comenta-se que as mudanças por ele apregoadas podem chegar a alguns princípios eclesiais agregados por seus antecessores, que o tempo tornou obsoletos e que vem inibindo o crescimento do rebanho católico.
A visita do papa Francisco vem a calhar, pois se vislumbra no horizonte da pátria neste instante, mudanças político-institucionais exigidas pelas manifestações populares, que clamam por leis mais rígidas contra a corrupção e a impunidade, além de reformas político-administrativas com mais recursos para a educação e a saúde.
            Seja bem-vindo, papa Francisco. Que seu pontificado seja longo e profícuo. 

***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
Google
online
Google