sábado, agosto 10, 2013

COLUNA DO SPC NO JORNAL A GAZETA

Prefeito e seus amigos leais

            O prefeito Zé Roberto (PMDB), nesta fase inicial do poder, vive seu momento de glória, de alto astral, onde quer que ele vá tem amigos de sorriso aberto, simpáticos, companheiros. Após o expediente, na hora de relaxar, lá estão os amigos prontos para relaxar junto, contando velhas piadas, num clima de muita risada e muita...
            Ter amigos é bom, nos ajuda a superar as agruras da vida e nas horas de aperto, muitas vezes, são os amigos que nos acodem; mas tem que se tomar cuidado com traições; diz o velho axioma: Deus me proteja de meus amigos, porque dos inimigos eu mesmo me protejo. Às vezes, os amigos mais fieis são os mais perigosos, porque nos pegam desprevenidos. Paráfrase de outro sábio ditado: para prefeito é preferível aqueles que o criticam, porque o corrigem, àqueles que o bajulam e o corrompem.
            Foram os “bons amigos” do prefeito de uma cidade vizinha que mais o sacanearam, seja fazendo parte do governo, ou como aspones palpiteiros. O prefeito confiava nesses amigos, nem por sonho acreditava que fossem fazer o que fizeram na Prefeitura; aí, foi o que se viu: ele foi cassado, desmoralizado e inelegível. Quase saiu algemado da prefeitura. A sua sucessora, também, quase foi cassada pela Câmara, por ajudar companheiros de campanha. Amigos, sim, mas sem maracutaias na Prefeitura.
            O prefeito Zé Roberto tem bom coração, precisa ficar esperto e tomar cuidado.

                          Pequenas empresas Grandes negócios

            Empreendedor esperto, que quer ganhar muito dinheiro, deve abrir uma pequena empresa a fim de fornecer, especialmente, para a Prefeitura de sua cidade: remédios, mantimentos, material escolar, papel sulfite etc. etc. é negócio garantido, sem perigo de prejuízo; mas o empreendedor tem que fazer parte da “panelinha” municipal, que já tem “esquemas” de licitação prontos, legais e seguros. Mas tome cuidado quem não for da “panelinha”, pois corre o risco de não receber sua fatura, como aconteceu com credores da gestão passada, que forneceram para a prefeitura e foi preciso uma CEI da Câmara para resolver a questão. Outra coisa. Se, porventura, o empreendedor for Secretário ou funcionário municipal, NÃO pode vender para a prefeitura; mas não tem problema, é só registrar a firma em nome do filho, ou da filha, e fica legal; é um negócio da China.
Ainda no esquema familiar, empresa de prestação de serviço à prefeitura é também excelente, pode-se superfaturar quantidades e medidas, que ninguém fiscaliza. Existem várias formas de o empreendedor dinâmico, inteligente, ganhar dinheiro fácil: só não pode ter medo de botar o seu “honrado” nome no fio da navalha, nem ligar para denúncias na imprensa; também não pode achar ruim de ser tachado de corrupto, que rouba da Prefeitura dinheiro que podia ajudar a saúde e a educação das criancinhas.

                             Manifestações de rua

            Prefeitos, secretários e vereadores que se cuidem, a população criou uma nova arma contra políticos relapsos e/ou corruptos: manifestação em frente às suas casas. O governador do Rio e de São Paulo passaram apuros com isso; até a prefeitura da Capital foi invadida. Em Itapeva, tem um grupo de ativistas que se organiza, via internet, para a eventualidade de ter que protestar em frente à Prefeitura ou da casa do prefeito.
            São novas formas de luta contra a corrupção e por um Brasil melhor. Oremos.

***
NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002651355455&ref=tn_tnmn
Google
online
Google